Além de uma melhoria na saúde como um todo, também aumenta a performance esportiva
Tão importante quanto a prática de atividades físicas para manter o corpo e a mente saudáveis, é aliar os exercícios a uma alimentação balanceada e adequada para cada prática esportiva. É por meio da união dessas duas áreas que se pode esperar melhores performances de atletas profissionais e amadores, de todas as idades e gêneros.
Com uma alimentação balanceada e específica para cada indivíduo, pode-se ter como resultado o ganho de massa muscular e autonomia de movimentos em idosos ou o auxílio de práticas esportivas de alto impacto que ajudem na boa execução e rápida recuperação.
Para isso é importante consultar com um nutricionista esportivo que fará uma avaliação nutricional, medição das dobras cutâneas e hábitos alimentares. A partir do diagnóstico, é esse profissional que indicará a melhor dieta para cada caso, prezando o equilíbrio dos nutrientes e o bem-estar do paciente.
Ele também pode avaliar a necessidade de indicar suplementação alimentar a partir de cada necessidade específica, assim, o paciente pode tirar todas as suas dúvidas sobre produtos, como a creatina e para que serve, por exemplo, assim como maneiras de evitar o doping para aqueles atletas profissionais.
Entre as principais vantagens de aliar a atividade física à alimentação está a melhoria da saúde, favorecendo o equilíbrio metabólico, e aumento da performance esportiva. Ainda, uma dieta saudável e individualizada favorece uma recuperação mais ágil após treinos e provas de alto impacto e auxilia na reabilitação dos atletas após lesões.
Entre os benefícios mais gerais para o corpo como um todo, além de ajudar a manter o equilíbrio nutricional; contribui para a diminuição das taxas de estresse e inflamações pelo corpo; melhora o funcionamento do sistema imunológico e intestinal, auxilia na produção hormonal; além de melhorar o sono e reduzir as causas de ansiedade e depressão.
A prática do ciclismo é uma ótima atividade física para fazer parte da rotina de todas as pessoas, independentemente da idade. Isso porque, segundo o relatório Status Global sobre Atividade Física, divulgado pela OMS no ano passado, até 2030, cerca de 500 milhões de pessoas poderão desenvolver problemas cardíacos, obesidade, diabetes e outras doenças relacionadas ao sedentarismo e alimentação incorreta.
Diante desses dados, o ciclismo se torna uma excelente opção e, se possível, com acompanhamento nutricional especializado, um meio de conquistar ganhos para a saúde mental e física.